Tabela de conteúdos

Aves do mangue

Manguezal, também chamado de mangue ou mangal, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.

Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais.

Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

Devem-se distinguir os termos “manguezal” (ecossistema) de “mangue”, termo comum dado às espécies arbóreas características desses habitats.

O solo do manguezal caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição. Essa matéria orgânica serve de alimento à base de uma extensa cadeia alimentar, como por exemplo, crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do manguezal serve como habitat para diversas espécies, como caranguejos.

Fauna

A biodiversidade dos manguezais se traduz em significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Nesses ecossistemas se alimentam e reproduzem mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos, entendidos os recursos pesqueiros como indispensáveis à subsistência tradicional das populações das zonas costeiras.

Figuinha-do-mangue - Conirostrum bicolor


  Registros de figuinha-do-mangue no WikiAves



A Figuinha-do-mangue é uma ave Passeriformes da família Thraupidae.

Solitário ou aos pares, procura insetos vasculhando ativamente a folhagem.

No Brasil Oriental, a espécie ocorre em manguezais; mas, ao longo do Rio Amazonas, habita a mata ripária ribeirinha nas margens dos rios ou em ilhas fluviais.

Papa-lagarta-do-mangue - Coccyzus minor


  Registros de papa-lagarta-do-mangue no WikiAves



O Papa-lagarta-do-mangue é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. Mede 24 cm de comprimento. É semelhante ao papa-lagarta-acanelado mas com a base da mandíbula amarela e a garganta branca.

Frequenta o litoral limoso (manguezais).

Distribui-se no estuário do Amazonas, desde o Pará ao Amapá e as Guianas.

Saracura-do-mangue - Aramides mangle


  Registros de saracura-do-mangue no WikiAves



O Saracura-do-mangue é uma ave gruiforme da família Rallidae.

Em particular, o queixo e parte superior são cinza ou branco. O restante e o peito são vermelhos. Coroa, os lados da cabeça e pescoço são cinza. Uma característica não aparente é o impressionante coloração vermelho-alaranjada da parte proximal da maxila.

É conhecida por habitar os manguezais costeiros e as florestas da vizinhança, e um dos seus nomes brasileiros é o “saracura-da-praia”, que significa “Beach Woodrail” (Sick 1997). No entanto, a espécie também ocorre mais no interior (Meyer de Schauensee 1970).

Ocorre nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Referências